Aula de artes na escola

20/05/2010 11:48

Na semana passada uma colega de trabalho me questionou o motivo de algumas aulas de artes serem tão ativas e outras tão chatas para o aluno, dependendo do profissional que a administra.

A meu ver, falta a alguns profissionais a clareza dos objetivos da disciplina. O embasamento teórico é muito importante em todas as áreas, porém, especialmente na nossa disciplina, a prática é indispensável, embora não seja nada fácil.

Dar tinta, pincel, argila, e outros materiais artísticos nas mãos de crianças ou adolescentes muitas vezes exigem um desgaste maior do professor em colocar as regras para que a aula ocorra de forma rentosa e higiênica. E, ao sair da sala, o aluno deve deixá-la como encontrou...limpa para a próxima turma.

A disciplina de artes auxilia as outras disciplinas de maneira muito abrangente, além de ser uma aula lúdica, terapêutica e muito agradável. Porém tem que ficar claro que toda atividade desenvolvida deve ter seu objetivo muito claro para o professor, pois o importante é que o aluno atinja este objetivo satisfatoriamente, muitas vezes independente das suas dificuldades com relação às habilidades....mas isso já é outro assunto que em outro momento eu escrevo um pouco mais.

Boa aula de artes para todos!

Contato