Curso rápido de canto!?

08/11/2010 10:11

Um dia destes ouvi uma pessoa dizendo que comprou um método rápido para aprender a cantar... Então eu perguntei: Você precisa de um método para aprender a cantar?

É claro que ninguém precisa de método para aprender a cantar. Cantar nasce com a pessoa! O que se deve buscar é o aprendizado e aperfeiçoamento da técnica. Eu já li algumas revistinhas que “ensinam” cantar e vejo que algumas vezes este assunto sério é tratado de maneira leviana. Outras tratam o assunto com um pouco mais de seriedade, lembrando também da importância de um professor de canto acompanhando o desenvolvimento da técnica. Cada voz tem características próprias e os exercícios a serem ministrados variam de pessoa para pessoa, como qualquer outro exercício físico direcionado ao desenvolvimento muscular. Se a voz for tratada com descaso, a pessoa corre o risco de ter sérios danos, podendo chegar mesmo a ter  necessidade de uma cirurgia.

Muitas revistas trazem somente exercícios básicos de respiração, relaxamento e aquecimento, necessários a qualquer cantor antes do momento do canto, porém a maneira correta  de se fazer estes exercícios é que deve ser respeitada minuciosamente.

Lembre-se: a voz trabalhada corretamente exigirá um condicionamento correto de muitos músculos do corpo e não somente das cordas vocais.

Procure um professor bem informado e faça a técnica correta. Caso o professor sinta necessidade, ele lhe dará instruções para  procurar  um fonoaudiólogo ou talvez um otorrinolaringologista para um diagnóstico adequado antes de iniciar as aulas técnicas.

Se você tem vontade de cantar, faça uma avaliação séria com um bom professor de canto e cuide da sua voz com muito carinho e atenção!

Contato