Tony Cragg

28/07/2015 14:34

Início da vida e da formação 

Tony Cragg nasceu em Liverpool , em 9 de Abril de 1949.  Entre 1966 e 1968 ele trabalhou como técnico de laboratório para Associação de Pesquisa dos Produtores de Borracha Nacionais. Em 1969 matriculou-se na fundaçãocurso em Gloucestershire College of Art and Design em Cheltenham ,Gloucestershire . Ele estudou na Wimbledon School of Art 1970-1973, e, em seguida, até 1977, no Royal College of Art .  Cragg mudou-se paraWuppertal , na Renânia do Norte-Vestefália , na Alemanha Ocidental, em 1977, e em 1978 começou a lecionar na Kunstakademie de Düsseldorf . 

Carreira 

Trabalho precoce envolvidos instalações site-specific de Tony Cragg de objetos encontrados e materiais descartados.  A partir de meados dos anos 1970 até os anos 1980 início ele apresentou assemblages em estruturas primárias (como em sua primeira peça maduro, 1975 Stack) , bem como em coloridas, relevos de representação nos pisos e paredes de espaços de galeria (como em Vermelho indiano de 1982-3).  Cragg construídos esses primeiros trabalhos, organizando sistematicamente fragmentos individuais de materiais misturados, muitas vezes, de acordo com sua artificial cores e perfis, de modo a formar imagens maiores. 

Grã-Bretanha Visto do Norte (1981) é um trabalho inicial assinatura, feita de retalhos multi-coloridas de vários materiais reunidos em relevo na parede. A peça retrata o contorno da ilha da Grã-Bretanha, orientado para os lados, para que a Grã-Bretanha do Norte está posicionado à esquerda.  A ilha é examinado por uma figura, representando a si mesmo Cragg, que olha para o seu país de origem a partir da posição de um outsider. Grã-Bretanha Visto do Norte (1981) é frequentemente interpretado como comentando as dificuldades sociais e económicas que o Reino Unido estava enfrentando em "thatcherismo", que teve efeito particular no norte.  Este trabalho foi exibido pela primeira vez no grande espaço no andar superior a galeria Whitechapel Art, em Londres, em 1981, e está agora na coleção Tate. []

Depois de se mudar para a Alemanha no final de 1977 Cragg teve várias exposições individuais, incluindo Lisson Gallery, Londres (1979);  Lützozstr. . Situação, Berlim (1979) e Künstlerhaus Weidenallee, Hamburgo (1979)  Ele também exibiu no grupo seminal mostra incluindo o Escultura Mostrar Jubileu de Prata, Battersea Park, em Londres (1977); Europa-Kunst der 80er Jahre, Stuttgart (1979); Kunst na Europa na de 68, Museu van Hedendaagse Kunst, Gent (1980) e L'art degli anni Settanta / Aperto '80, Bienal de Veneza (1980). 

Nos anos 1980 primeiros Cragg gradualmente se afastou de arte de instalação e começou a examinar mais de perto os objetos individuais utilizados como partes de suas constelações maiores.  Este foi o início de seu noivado e experimentação com as propriedades e possibilidades de uma vasta gama materiais de mais permanentes na forma de madeira, gesso, pedra, fibra de vidro, Kevlar, aço inoxidável, ferro fundido e bronze.  No início de 1980 Cragg expôs na Galeria Arnolfini, Bristol (1980);  Whitechapel Art Gallery , Londres (1980);  Von der Heydt-Museum, Wuppertal (1981);  Instituto de Arte Contemporânea, em Londres (1982);  Documenta 7, Kassel (1982) e as Hayward e Serpentine Galerias de Arte, Londres (1983).  Desde então Cragg exibiu extensivamente em muitas das instituições do mundo de arte mais importantes.  Até o final da década Cragg recebeu o Turner preço na Tate Gallery em Londres (1988), representou a Grã-Bretanha em o 42. Bienal de Veneza (1988)  e foi nomeado professor na Kunstakademie de Düsseldorf (1988-2001). 

Ao longo da década de 1990 Cragg continuou a desenvolver dois grandes grupos de trabalho que têm sustentado a sua produção até o presente:. As primeiras formas e os seres racionais  A série de formas primitivas investigar as possibilidades de manipular todos os dias, recipientes familiares e as maneiras pelas quais eles podem se transformar em e ao redor um do outro no espaço.  Estas esculturas derivam seus perfis e contornos de tick-murados vasos simples, -. tais como vasos de química, garrafas de plástico e morteiros  A superfícies destes objetos iniciais são estendidos e se contorceu até surgir novas formas, sculpturally independentes do movimento. Através destes processos de manipulação dos objetos iniciais desenvolver novas linhas e contornos, positiva e negativamente superfícies curvas e volumes, saliências e sulcos profundos recessing.  O amplo campo de contentores e vasos de função usada como metáforas para célula, órgão, organismo ou corpo .  As primeiras formas podem ser caracterizados como formas transmutating ao longo de um eixo bilateralmente curva, muitas vezes com qualidades orgânicas, mesmo figurativos,. Os seres racionais são descritível como formas orgânicas que procuram muitas vezes feitas de fibra de carbono em um núcleo de poliestireno.  Estas esculturas derivam suas formas de os contornos de desenhos gestuais, que Cragg, em seguida, traduz-se na terceira dimensão usando discos de espessura, circulares ou ovais  que se sobrepõem (em geral na vertical), coladas em conjunto e cobertas com uma película.  A estrutura subjacente desses esculturas dá a sua pele a tensão de uma membrana, o que reflecte as estruturas básicas de organismos, muitos órgãos, plantas e animais .

No início de 1990, Cragg foi premiado com o Chevalier des Arts Lettres (1992) e nomeado Real acadêmico em Londres (1994).  Durante esta década de sua carreira, ele exibiu na 45. Bienal de Veneza (1993); A Galeria Nacional, Praga (1995); MNAM, Centro Georges Pompidou, Paris (1996); MACBA, Barcelona (1997) e da Royal Academy, em Londres (1999).  No início de 2000 Cragg foi agraciado com o Prêmio Shakespeare (2001) eo Prêmio Piepenbrock para Esculturas (2002).  Ele foi nomeado Comandante da o Império Britânico (CBE) (2002), Doutor Honorário do Royal College of Art, em Londres (2009), professor na der Künste Universitüt, Berlim (2001-2006), e começou uma cátedra na Kunstakademie de Düsseldorf (2006).  Entre muitos grandes shows solo, Cragg exibido na Tate Gallery Liverpool (2000);MACRO Museu de Arte Contemporânea de Roma (2003); e A Casa Central dos Artistas, Moscou (2005).  Desde 2010, Cragg foi nomeado membro honorário da Universidade de Artes de Londres (2012); Medal of Honor da Ermida premiado do artista, a Rússia (2012), bem como a primeira ordem de classe do Mérito da República Federal da Alemanha (2012).  Ele já expôs no Musée du Louvre, em Paris (2011), o Scottish National Gallery de Edimburgo (2011) e no Museu CAFA em Pequim (2012).  Entre os novos desenvolvimentos na obra de Cragg é um aumento em esculturas que podem ser exibidos ao ar livre; mais obras realizadas a partir de bronze, aço, pedra, madeira e vidro; bem como um retorno vigorosa ao seu interesse inicial na arte -. a de desenho 

Reconhecimento 

Cragg foi selecionado para representar a Grã-Bretanha na 43ª Bienal de Veneza em 1988, e ganhou o Prêmio Turner no mesmo ano. Em 2001 ele recebeu o agora descontinuado Prêmio Shakespeare da Fundação Alfred Toepfer de Hamburgo . Foi feito a um CBE para serviços de arte em 2002 Lista de Honras de Ano Novo ,  e também ganhou o Prêmio Piepenbrock para a escultura em que ano.  Em 2007, ele recebeu o Praemium Imperiale para a escultura da Casa Imperial do Japão para o Art Association Japão . 

 

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